segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Conhece seu tempo


Um filme é composto de milhares de cenas individuais, cada uma das quais transmite um sentido ao espectador; o sentido do filme todo, porém, só ficará evidente para nós no final da apresentação, embora tenhamos aprendido o sentido de cada cena individual. Assim também é na nossa vida. o sentido das coisas que acontecem conosco só nos será revelado no final. Este sentido final dependerá de nossa realização em cada cena de nosso filme. Existem duas possibilidades de entendimento deste filme:
a) tudo tem sentido
b) tudo é desprovido de sentido.
Para definirmos isso vamos recorrer ao sábio Rei Salomão: "TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1
O português não colabora para entendermos bem o sentido do pensamento de Salomão. Duas palavras são utilizadas para tempo no idioma original: zeman (heb.) e 'et (heb.). Seus correspondentes no grego são as palavras Crónos e kairós. Crónos fala de um tempo em que o homem não pode intervir; nós envelhecemos e nada podemos fazer quanto a isso. Kairós no entanto, fala de um tempo em que o homem pode interagir com Deus. Existe uma oportunidade então em que deveríamos escolher fazer o melhor. Apesar de parecer sem sentido, o filme de nossa vida está sendo controlado por Deus. Ele está no comando. Ele é o diretor. E no mesmo capítulo nos é dito que "Tudo fez formoso em seu tempo" (v.11). O tempo de Deus é perfeito. Ele organiza o filme de forma perfeita, devemos aproveitar bem cada cena. O conselho seria então: conhece o seu tempo. Tome decisões de acordo com este conhecimento. Conhece seu tempo.
Pr. Moreira

Nenhum comentário: